Podcasts: pílulas de conhecimento pra quem tá sem muito tempo pra estudar

Sim estamos sumidas, entre TCCs e acidentes de percurso,  mas com planos de retorno breve. Enquanto isso, passo aqui pra deixar umas dicas de podcasts: os nossos melhores amigos pra quem tá sem tempo de parar, sentar e estudar ou se atualizar em algum assunto na nossa área.

Eu particularmente ouço todos os dias: na caminhada de 10 minutos indo e voltando da residência, no carro indo pro plantão, ou quando estou fazendo alguma outra tarefa automática, que não me exige muito esforço cognitivo consciente e me permita focar no áudio (tipo lavar a louça, correr, ou passear com a minha cachorra). Se contar, eu acho que devo ouvir umas 10h ou mais de podcasts por mês. Certamente é o método que mais ajuda a me manter atualizada.

Pra quem não está acostumado, no começo pode ser meio difícil, especialmente porque os conteúdos são em inglês (alguns com sotaques mais complicados), mas os players mais novos tem a opção de ouvir em uma velocidade mais lenta, o que ajuda bastante. Aqui deixo a minha recomendação do app nativo do iOS pra quem tem iPhone e o Pocket Casts pra quem tem Android – esse último inclusive com opção de transmitir o conteúdo pra sua TV pelo Chromecast.

Felizmente os podcasts são um recurso muitíssimo usado na Medicina de Emergência e seus autores são grandes nomes, mundialmente conhecidos: Dara Kass (Feminem), Scott Weingart (EM Crit), Mel Herbert (EM:RAP), Rob Rogers (Medutopia), Salim Razaie (REBEL EM), Anand Swami (Core EM), poderia passar o dia aqui citando – sem falar no altíssimo grau de qualidade científica e reflexiva dos conteúdos. Tem pra todos os gostos: revisões rápidas, revisões longas, discussão de artigos, estilo de vida, estilo de prática, discussões de ultrassom, educação médica. Exceto o EM:RAP*, que tem app próprio inclusive, todos os outros são gratuidos (FOAM baby!).

No twitter eu já tinha mostrado a minha (nada) pequena lista de podcasts que assino.

*vale o investimento: se você é residente, pode se associar à EMRA(Emergency Medicine Residents Association), tá uns 200 reais por ano – vai ganhar a associação da ACEP mais acesso à um monte de revistas, e a assinatura do EM:RAP. Esse podcast é moldado pra ser fácil de ouvir, conteúdos de altíssima qualidade, fundamental pra vida de emergencista

Deixo aqui algumas dicas de podcasts que eu e a Carol ouvimos esses mês, que valem muito a pena:

EM Cases, episódio 98 (julho/18): Teaching on Shift – maravilhoso! Sobre técnicas simples e úteis pra desenvolver habilidades de ensino-aprendizagem ali na beira do leito, e fazer o plantão render mais pro preceptor, residente e interno. 70 minutos, mas a conversa tem um tom bem informal, e o Amal Mattu inclusive comenta sobre o seu estilo de white board teaching.

Feminem, fev/18: MD does not stand for Mammy Doctor (esse também tem o vídeo da apresentação no blog) – discute formas de racismo na medicina, na perpectiva de uma médica emergencista negra e super bem posicionada no seu meio de trabalho. É curtinho e realmente nos faz refletir no quanto que isso afeta a maneira como praticamos a medicina. Aliás, vocês sabiam que apenas 3% dos médicos americanos são negros? 

EM:RAP, dez/17: What agent should I use for procedural sedation? – OBRIGATÓRIO pra todo emergencista. Discute propofol e ketamina num nível altíssimo e prático (tá de graça! vale a pena pra quem não decidiu se vale o investimento – o Ruben Strayer, que narra esse capítulo tem um tom de voz meios serião, mas este não é o normal desse podcast, ele é bem mais descontraído)

Se vocês conhecem algum podcast/episódio imperdível ou outras ferramentas pra escutá-los, compartilhem conosco nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s